Atualmente, muito se tem ouvido falar de dietas glúten-free, além do aumento do número de produtos isentos de glúten disponíveis no mercado. Entretanto, poucos consumidores sabem o que realmente esse termo significa nas embalagens e para quem esses produtos são, de fato, destinados.
O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia (originalmente não tem glúten, mas pode sofrer contaminação durante o processamento), podendo ser encontrado em diversos produtos alimentícios que ingerimos todos os dias. Essa proteína é a responsável por conferir elasticidade, estrutura e aceitação sensorial a massas e produtos de panificação produzidos em casa ou industrialmente.
As pessoas que possuem sensibilidade ao glúten são portadoras da doença celíaca e o único tratamento é uma dieta isenta da proteína. Para os celíacos, a ingestão de alimentos que contenham glúten ocasiona inflamação no intestino e pode comprometer todo seu estado nutricional devido à má absorção de nutrientes, provocando inchaço e dor abdominal, diarreia ou constipação crônica, vômitos, emagrecimento e anemia.
A doença pode surgir tanto durante a infância quanto na fase adulta e o diagnóstico nem sempre é fácil e preciso, de forma que a pessoa pode apresentar os sintomas por longos períodos até a confirmação da enfermidade.
Os hábitos alimentares desse grupo são muito restritos e, no Brasil, a Associação dos Celíacos (ACELBRA) é a instituição responsável por solicitar às indústrias alimentícias que coloquem os termos “CONTÉM GLÚTEN” ou “NÃO CONTÉM GLÚTEN” nas embalagens como medida preventiva e de controle da doença.
Recentemente a “moda” de se evitar o consumo de alimentos com glúten por pessoas não celíacas se deve, principalmente, à crença da rápida perda de peso. Entretanto, não é a retirada do glúten da alimentação que faz a pessoa emagrecer, mas sim o fato de não estar consumindo produtos como pães, bolos e doces, os quais contêm, além do glúten, outros ingredientes calóricos que contribuem para o aumento de peso, se não consumidos de maneira consciente.
Comments