• ESALQ Food

Alimentos Diet e Light

Atualizado: 14 de Fev de 2019





O surgimento de alimentos “diet” e “light” fazem parte do contexto no qual os alimentos devem satisfazer determinados requisitos dos consumidores ou até imprimir determinado estilo de vida em sua alimentação. Nesta perspectiva, a ampla gama de informações sobre o assunto pode gerar confusão, sendo necessário maior esclarecimento sobre o significado de ambos.

Os alimentos “diet”, segundo o Manual de Orientação aos Consumidores do Ministério da Saúde, são aqueles formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas que demandam dietas específicas. Como, por exemplo, geléias sem açúcar ou com adição de adoçantes são específicas para população com restrições ao consumo de carboidratos, como os portadores de Diabetes Mellitus.

Os alimentos podem ser classificados de acordo com a especificidade da dieta (redução em açúcares; gorduras; proteínas; sódio), sendo que o máximo permitido para cada dieta esta contido na Portaria SVS/MS 29/1998.

Os alimentos “light”, são definidos pelo Manual como aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzido quando comparado a um alimento convencional. No geral, os alimentos são considerados light quando há redução mínima de 25% no valor energético e diferença maior que 40kcal/100g em produtos sólidos ou 20 kcal/100 ml para produtos líquidos, se comparados as produtos similares convencionais.

Mas há ainda alimentos em que são definidos os teores de cada nutriente e ou valor energético para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.

Tanto alimentos “diet” quanto “light” não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. As quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros também podem ser alteradas; por isso, consumidores não devem deixar de ficar atentos aos rótulos dos alimentos.

©Editado por João Gabriel Ruffo Dumbra - Todos os direitos reservados - ESALQFood - ESALQ/USP - 2016

ESALQFood – Grupo de Extensão em desenvolvimentos de produtos e processos agroalimentares. 

Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - (LAN)

 

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Universidade de São Paulo-Brasil (USP)

Avenida Pádua Dias, 11

Piracicaba/SP

CEP 13418-900

Tel: (19) 3429-4150

esalqfood@gmail.com